sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Power Pop

Olá pessoas da minha humilde vidinha.Hoje vou falar um pouco sobre o Power Pop,eu acho que vocês já ouviram falar (ou não),mas se não conhecem irão conhecer um pouco agora!

Power Pop é um novo (nem tão novo) estilo que está bombando no Exterior e no Brasil também!Ta rock é bom,e muito bom.Então o que acontece quando alguns grupos resolvem inserir batidas eletrônicas,refrões mega-grudentos e letras super animadas?E sem falar do visu colorido!


A História

O Power Pop não é um estilo tão novo assim,como a maioria pensa,ele nasceu lá nos anos 60,com as doces melodias de bandas como The Beatles e The Beach Boys.Eram canções com duração de 3min,e seguiam a estrutura verso-refrão-verso-refrão-ponte-refrão.Quem marcou de vez o estilo na década de 70 e começo dos anos 80 foram nomes como The Raspberries,Big Star e Badfinger.Depois o estilo começou a perder as forças...

O Retorno

...mas voltou de cara nova!Ultimamente o rótulo está sendo mais vinculado a grupos que seguem algumas características do power pop antigo com pitadas eletrônicas e um som mais dançante,típico de uma galera dos anos 80,como Duran Duran,Human League e Depeche Mude,que usava e abusava dos sintetizadores de som.Tem mais um detalhezinho:a estética,digamos assim,são calças skinny e blusas coloridas,camisas com estampas bem divertidas,boné de lado,óculos de sol bem modernos e super estilosos...Tudo com um quê de duas décadas atrás.

Os Culpados

No Exterior,as bandas responsáveis são Cobra Starship (foto à cima),Cash Cash,All Time Low e The All American Rejects,estão fazendo a cabeça da galera mais descolada lá fora.Por aqui as bandas responsáveis mais conhecidos são Cine e Restart.




A Polêmica

Na internet,em especial em comunidades do Orkut,há os defensores do power pop original dos anos 70 e 80.Enquanto isso,tem também quem defenda o rótulo para esse pessoal com um rock mais eletrônico.Porém,independente de rótulos o bom mesmo é curtir a sua banda sem dar importância as classificações.Por que rock,é sempre rock (:




Um comentário:

  1. . - Não importa seu estilo; oq importa é curtir de boa; como a Tamara mesmo disse...Rock é Rock!; e ainda bens que bandas como Cine e Restart vem com essa tendência de novo; tava faltando algo assim aqui no Brasil.

    ResponderExcluir